quarta-feira, 9 de julho de 2008

Fernando Pessoa


O presente Blog é um trabalho de língua portuguesa e literatura das turmas do 3° ano B
do Colegio Estadual Roberto Santos Campo Formoso -BA propõem- se discutir sobre Fernando Pessoa os alunos:Anna Cristina ,Alan Deangeles,Erinaldo ,Margarete e Samila.

Fernando Antônio Nogueira Pessoa, nasceu em Lisboa freguesia dos Martires em 13 de junho de1888.Filho de Joaquim de Seabra Pessoa e de D .Maria Madalena Pinheiro Nogueira.
Fernando Pessoa é o principal escritor do Modernismo Português e um dos maiores poetas portugueses de todos os tempos.Escreveu seu primeiro poema aos 7 anos pondo-se a escrever ate mesmo no leito de morte.
Teve uma vida discreta,em que ele atuo na publicidade,no comersio e, principalmente, na literatura,onde se desdobrou em varias personalidade conhecidas como heterônimos.Aos 6 anos de idade criou seu primeiro heterônimo: Chevalier de Pas.posteriormente,vieram Alexander Search,Álvaro de Campos,Ricardo Reis e Alberto Caeiro .
Fernando Pessoa se ver num espaço incolor mais real do sonho,as caras os jesto de Alberto Caeiro,Ricardo Reis e Alvaro de Campos.Construi-lhes as idades e as vidas.
Alberto Caeiros nasceu em 1889 morreu em1915;nasceu em Lisboa,mas viveu quase toda a vida no campo.Poeta bucólico vive em contato com a natureza e é considerado o mestre dentre todos os heterônimos.Filósofo, acredita que o homem complicou as coisas com a metáfisica e as religiões.Defende, portanto a simplicidade da vida e a sensação.
Ricardo Reis nasceu em 1887 no porto,é médico e está presentemente no Brasil desde 1919,pois se expatriou espontaneamente por ser monárquico.
Álvaro Campos nasceu em Tavira,no dia 15 de outubro de 1890.Voltado para o futurismo,procura expressar o mundo moderno.É considerado o poeta do não.



Fernando Pessoa ele-mesmo

O ortônimo Fernando Pessoa é portador de certos traços ,como nacionalismo e o saudosismo, coincidem com os do homem Fernando Pessoa.
Em 1912,Pessoa escrevia em A Águia:''É a nossa grade Raça partirá em busca de uma índia nova ,que não existe no espaço ,em naus que são construídas 'daquilo de que os sonhos são feitos.'''
É com esse tom visionário e nacionalista que Pessoa ele-mesmo escreveu Mensagem, iniada em 1913 e publicada em 1934 , que mostra poemas organizadas de forma a compor uma epopéia fragmetária ,pois o conjunto dos textos líricos acaba formando um elogio de teor épico a Portugal.
O livro está dividido em três partes:''Brasão'',''Mar português''e''O Encoberto''.
A primeira parte de Mensagem, ''Brasão'',se estrutura como brasão português,que é formado
por dois campos:um apresenta sete castelo,o outro ,cinco quinas.Assim dividem-se os poemas dessa parte, remetendo-nos ao brasão de Portugal. Até o mito de Ulisses , que teria fundado a cidade de Ulissepona depois Lisboa .
A segunda parte,''Mar português'',apresenta as principais etapas da expansão ultramarina que levaram Portugal a ocupar em lugar de destaque no mundo durante os séculos XV e XVI.
A última parte ,''O Encoberto'',apresenta o misticismo em torno da figura de Don Sebastião,rei de Portugal ,cuja frota foi dizimada em etaque aos mouros em 1578.
Mas a parte verdadeiramente lírica de Fernando Pessoa ele mesmo se acha em Cancioneio.
Ao morrer em1935,com apenas 47 anos de idade ,o poeta ainda era desconhesido na sociedade portuguesa , porém, pouco antes de sua morte ,chegou areceber premio de Secretariado de Propaganda Nacional ,pela publicação de sua obra Mensagem.


9 comentários:

2° geração do modernismo disse...

Uma das partes mais marcantes e interessantes da sua historia foi o fato dele ter criado varias identidades diferentes que correspondiam a mesma pessoa "ele"
(Rangel)

2° geração do modernismo disse...

fernando pessoa foi um poeta um pouco pessimista mas a sua caracteristica era o nacionalista, uma das partes que marcou bastante como poeta foi a criação dos seus heterônimos.Uma curiosidade é que Fernando pessoa, Ricardo Reis e Alvaro Campos tinham como seu mestre Alberto Caeiro.
(Aldair)

2° geração do modernismo disse...

Fernando Pessoa é um poeta muito completo pois ele se divide em varios,por causa dos seus heterônimos é um assunto bem complexo pois tem suas partes marcantes.
Ele também era um poeta nacionalista também marca muito que ele era um poeta alegre expontâneo.
(EMERSON)

José Lins do Rego e Rachel de Queiroz ["3º B"] disse...

A equipe fez um bom trabalho acerca do tema proposto e expôs com clareza Fernando Pessoa e seus heterônimos, que é algo marcante nessa fase literária portuguesa.
(Valéria)

Fernando pessoa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

Fernando Pessoa tinha o objetivo de superar Camões em suas poesias e literatuta.Criou varios heteronimos e era o ortonimo.Era critico neoclassico, nacionalista e egocentrista.
(Gina Carla)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

Falaram bem sobre a vida dele e porque ele criou tantos heteronimos destacando os três perfeitos que saõ Ricardo Reis, Alvaro de Campo e Alberto Caeiro.
(Evandro)

oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
oswald de Andrade e Mário de Andrade disse...

Alberto caeiro era um autor das sensações ele buscava sentir a natureza preservando-a, um autor simples com poemas sentimentais e reais, pois expressava seus sentimentos em contato com a natureza
(Juliana)